segunda-feira, 11 de junho de 2007

o povo e a cultura

O POVO E A CULTURA A arte antes da colonização espanhola se concentrava quase exclusivamente na produção de uma bela cerâmica, trabalho com metais, trabalho em pedras e tecidos. Posteriormente, os espanhóis introduziram uma versão própria de planejamento urbano, com cidades dispostas como um tabuleiro de xadrez, com mansões, igrejas e monastérios que imitavam as construções do renascimento espanhol ou o barroco espanhol do período inicial. Com o passar do tempo, estes estilos europeus crescentemente passaram a mostrar sinais de influência indígena do local, levando a um estilo conhecido como mestiço. Os melhores exemplos de arquitetura mestiça podem ser encontrados nas igrejas espalhadas em Puno e Arequipa. A pintura também imitava as influências européias, mas conforme os artistas locais adquiriam confiança, um novo estilo de Cusco, distinto, foi desenvolvido, no qual os artistas buscavam escapar do mundo real, se concentrando em fábulas e contos de fadas. A influência destes trabalhos no artista Paul Gauguin, que passou a infância em Lima, é notável. A música peruana é quase exclusivamente tradicional, enquanto que a literatura engloba tudo, desde polêmicas inspiradas na independência até o individualismo anárquico de seus muitos poetas e os devaneios infantis do renomado autor conhecido internacionalmente Mario Vargas Llosa. A principal religião é o catolicismo romano, entretanto os índios, apesar de exteriormente católicos, freqüentemente sincretizam catolicismo com crenças tradicionais. Espanhol é a língua principal, mas nos planaltos, a maioria dos índios é bilíngüe, falando quíchua como língua materna. Há aproximadamente setenta idiomas e, em partes remotas da Amazônia, raramente é falado o espanhol. A língua inglesa é compreendida nos principais hotéis e nas áreas turísticas. Os pratos peruanos típicos são deliciosos e variam regionalmente. Os frutos do mar são, compreensivelmente, melhores nas regiões costeiras, enquanto que o sabor inca - porquinho da índia assado - pode ser provado nos planaltos. Outros pratos incluem: lomo saltado (pedaços de bife fritos com cebolas); cebiche de corvina (peixe branco do mar temperado em limão, pimenta vermelha e cebolas, normalmente servido frio com batata cozida ou inhame); e sopa um criolla de la (uma sopa de macarrão ligeiramente temperada com carne de boi, ovo, leite e legumes).

festas tipicas do peru

Festas, arte e tradição


Arte popular em Perú O artesanato peruano encontra-se entre os mais variados do mundo. Sua diversidade, colorido, criatividade e múltiple funcionalidade fazem dela uma atividade fundamental não só para a configuração da identidade peruana senão também para a supervivência de miles de famílias e ainda de povos inteiros, como Sarhua e Quinua, em Ayacucho.
Festas e rituais de Perú No Perú celebram-se perto de 3.000 festas populares ao ano. A maioría delas se organiza ao redor de um santo patrono e inscreve-se dentro de um calendário cristão adotado na época colonial, mas cuidadosamente fusionado à crenças mágico-religiosas de uma região particular.


Fatos típicos de Perú Nas zonas rurais de Perú, o fato é um importante distintivo, fruto do sincretismo dos elementos prehispánicos com a roupa europeia que foi necessário levar durante o período colonial.


Danças e instrumentos de Perú Graças a recentes descobrimentos arqueológicos de instrumentos musicais, se sabe que em Perú a música se remonta pelo menos uns 10.000 anos de antigüidade.


Perú, paraíso gastronómico A boa cozinha peruana tem muita fama: é uma das melhores de América Latina. O "cebiche", a "pachamanca", o "chupe de camarones", o "ají de gallina", e o "juane", são alguns dos inumeráveis pratos que deleitam a todos os peruanos. A qualidade e a variedade associam-se a várias razões.

festas tipicas do peru

diferencias culturais e religiosas do peru

Desde o período pré-colombiano o Peru foi o centro de várias civilizações de povos americanos pré-incaicos tais como a cultura Chavín, Moche, Nazca, Paracas, Huari e Tiahuanaco, além do amálgama posterior sob o Tawantinsuyu ou império Inca, que terminou com a conquista espanhola, cuja influência cultural marca e domina o Peru até hoje.As culturas pré-colombianas desenvolveram-se notavelmente em ramos próprios e originais, embora com recíprocas interações, cada uma contribuindo e legando à outra grandes realizações sociais, tais como atestadas pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivesaria, escultura e construção monumental.

Um tipo de arma peruana (lançadeira), feita de pêlos de alpaca.
Foi magnífico o desenvolvimento dessa região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar, depois espalhadas por todo o mundo (como é o caso do tomate, das batatas e da coca).

Ceviche, o mais típico prato peruano: marinada de peixe e frutos do mar.
Os incas adonaram-se desse caldo cultural, não apenas o mantendo mas o incrementando e disseminando pela vasta região andina da América do Sul, tornando-se grandes construtores. A conhecida cidade montanhesa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco são o exemplos de sua excelência arquitetônica.
Depois da independência, o Peru atravessou várias fases desde a cultura hispânica colonial até o Romantismo europeu, com um movimento cultural nos princípios do século XX que resgatou o " indigenismo", similar ao ocorrido no Brasil, que expressava nova consciência da cultura índia ancestral.

A zamponão é um instrumento de sopro do Peru, muito usado por músicos andinos.
Desde a Segunda Guerra Mundial, escritores peruanos, artistas, e intelectuais como Cesar Vallejo e Jose Maria Arguedas participam dos movimentos artísticos e intelectuais mundiais, conquanto já inseridas as influências norte-americanas e européias modernas. Atualmente os mais conhecidos são, entre outros, Mario Vargas Llosa, Alfredo Bryce Echenique, Julio Ramón